Fernando Haddad deve ser o novo Presidente do PT

Ao perder as eleições para Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad poderá voltar a dar aulas de Ciência Política normalmente na Universidade de São Paulo (USP). No entanto, fica sem um cargo político.

Ao mesmo tempo, o PT, após a derrota humilhante nas eleições do domingo, pensa em como se reformular e renascer para que possa voltar a ter ao menos parte do espaço político perdido.

Por conta do resultado das eleições para Prefeito e de estar se aproximando o final do mandato do atual Presidente do PT, Rui Falcão, pensa-se em antecipar as eleições para que outro Presidente possa dar novos rumos ao partido.

É preciso desenhar?

O PT precisa de alguém mais jovem, com ideias novas, boa administração, capaz de dialogar, que tenha, acima de tudo, muito conhecimento técnico, e não apenas a eloquência de esquerda que hoje já é muito mais associada ao PSOL do que ao próprio PT, e que parece vir perdendo um pouco do apelo que tinha no passado.

Fernando Haddad é, indiscutivelmente, o melhor nome para assumir a Presidência do PT e dar totais novos rumos ao partido. Haddad é professor de Ciência Política de uma das universidades mais importantes do país e fez pós-doutorado no Canadá. É um sujeito preparado e dotado das demais características acima apontadas.

Se o PT quer ser um partido progressista, precisa começar a tomar medidas progressistas, pois sempre foi muito mais um partido de esquerda conservador e populista do que propriamente progressista. Ao longo de 13 anos no poder, sob os olhos do progressismo, o PT mudou pouco o país.

Pode-se dizer que mitigou a pobreza, deu mais oportunidades aos necessitados e garantiu mais direitos; no entanto, nenhuma reforma institucional foi vista, nada estrutural ocorreu, nenhuma reformulação que foi deixada como um legado inesquecível, exceto, talvez, pelo protagonismo internacional que o Brasil assumiu após uma total reformulação na política externa realizada por Lula.

Haddad também não é do tipo revolucionário, mas é inovador e competente. Ao menos, sabe olhar para fora e copiar ou adaptar aquilo que funciona. Como um bom técnico, sabe avaliar a política e dar novos rumos. A escolha de Lula, Jacques Wagner ou Lindbergh Farias, como vem sendo anunciado na imprensa, não promoveria grandes mudanças no partido, especialmente no caso dos dois primeiros.

Os nomes dos três ainda estão, em diferentes medidas, ligados aos escândalos de corrupção, mesmo que Lindbergh apenas apareça como “Lindinho” na lista da Odebrecht e isso não fale por si só muita coisa. Ele pode ter recebido dinheiro legalmente da empresa.

Haddad, por outro lado, não tem qualquer relação com as páginas policiais e teve amplo apoio de setores importantes da sociedade de todo o país nas eleições de São Paulo/SP, como dos acadêmicos. Quem estuda, de fato, política, economia, direito, sociedade etc. sabe que Haddad deveria ter ganho no primeiro turno, e não perdido.

Se não ocorreu dessa forma, que o PT aproveite para sair ganhando com a derrota e dê um “cavalo de pau” nos rumos do partido antes que ele se torne ainda menor, sem expressão e olhado sempre com a sombra da corrupção por trás.

É claro que parte das forças tradicionais do PT não vão querer Haddad e, pelo que se fala, muitos lá nem gostam do seu estilo mais centralizado, ponderado e com cara de moço da elite.

No entanto, Lula é quem manda no PT e, se contar com o apoio de pessoas inteligentes, como os próprios Wagner e Lindbergh, eles podem, juntos, conseguir emplacar Haddad como o novo Presidente do partido, o que seria muito bom para a esquerda e para os progressistas.

Anúncios

Um comentário sobre “Fernando Haddad deve ser o novo Presidente do PT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s