Se a esquerda quiser 2o turno em SP e no RJ, a política precisa funcionar

As pesquisas de hoje do Ibope indicam que nenhum representante da esquerda irá ao segundo turno em SP e no RJ. No entanto, havendo união, é muito provável que um representante entre na disputa.

Um erro grave, incessantemente cometido pela esquerda brasileira, é o de se achar melhor do que os outros e, por isso, se fechar ao diálogo, que é um dos cernes da política. É preciso saber dialogar, em vários momentos, até mesmo com Bolsonaros da vida. O que dizer, então, de dialogar com a própria esquerda?

O PSOL, por exemplo, ainda que tenha vários méritos, nunca esteve verdadeiramente no poder, assumindo um grande Executivo do país, então não enfrentou diversas dificuldades pelas quais partidos como PT e PC do B passam e passaram. É muito fácil apenas desferir pedras nos outros e dizer que faria melhor.

Apesar do apreço que tenho pelo trabalho do PSOL no Congresso Nacional, muitas das suas propostas para as prefeituras, assim como costumavam ser várias das propostas de Luciana Genro ao disputar a Presidência da Republica, são imaturas, ingênuas do ponto de vista técnico de políticas públicas.

Outro erro grave frequentemente cometido pela esquerda brasileira é, portanto, achar que só de boas intenções é possível governar. Muitos não têm noção da complexidade que é tomar diversas decisões inter-relacionadas todos os dias, com graves impactos nas vidas das pessoas, produzindo efeitos em cadeia. Sem profundos conhecimento e experiência, perde-se o rumo, como quase sempre acontece no Brasil.

A esquerda precisa, então, dialogar mais, estar mais aberta para fazer alianças e para aprender, e, neste momento, isso será mais do que fundamental.

Vamos aos números.

Em São Paulo/SP, segundo pesquisa divulgada hoje (segunda-feira), Dória tem 28%, Russomano tem 24%, Marta tem 15%, Haddad 12% e Erundina tem 4%.

No Rio de Janeiro/RJ, Crivella tem 35%, Pedro Paulo tem 11%, Freixo tem 9% e Jandira tem 6%.

A situação em São Paulo está mais complicada, porém as pesquisas já traíram muito os eleitores no passado. Não seria a primeira vez que Fernando Haddad faria uma reviravolta fantástica, se partirmos daquilo que informam as pesquisas eleitorais.

A saída para que a esquerda, de forma humilhante, não fique de fora do segundo turno de SP e RJ é muito simples: PT, PC do B e PSOL precisam entrar em acordo. Em São Paulo, Haddad, que está à frente, vai ao segundo turno, enquanto que, no Rio de Janeiro, Freixo, que está à frente, vai ao segundo turno.

Para isso, Erundina desistiria do pleito até no máximo quarta-feira e daria apoio incondicional – publicamente, mas com condições acordadas – a Haddad. Do outro lado, Jandira, que tem forte vinculação com o PT, desistiria para dar apoio, nos mesmos termos, a Freixo.

Assim, faz-se um “toma lá, dá cá”, sem perdedores. Ganham todos os três partidos, que terão chances de disputar o segundo turno e, quem sabe, vencer as eleições. No momento, os três estão perdendo, e perdendo feio.

Anúncios

2 comentários sobre “Se a esquerda quiser 2o turno em SP e no RJ, a política precisa funcionar

  1. Pesquisas fajutas meu caro. Tudo dominado. Haddad ganha disparado em SP e no Rj acho que o FREIXO ganha sim no segundo turno pois esse crivella é evangélico e no RJ o povo é católico e seja quem for vai todo mundo correndo votar no segundo.

    Curtir

  2. Em SÃO PAULO O POVO E CATÓLICO EM 72 POR CENTO E DECIDE AS ELEIÇÕES.NAS ELEIÇÕES PASSADAS AQUELA VIRADA FOI A IGREJA CATÓLICA QUE DETERMINOU E O HADDAD CATÓLICO GANHOU.AGORA O HADAD TEM O REFORÇO DO CATÓLICO CHALITA DA CANÇÃO NOVA E GANHAR SENAO O RUSSOMANO PODE SER O PREFEITO DA UNIVERSAL C/OS CATÓLICOS.E CREIO QUE E IGREJA JA SE POSICIONOU.FORA RUSSOMANO E JE DOLLAR-ANTI-POBRE. VAZA TRANQUEIRA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s