Requião para Presidente da República nas eleições indiretas de 2017

Já faz meses (ver, por exemplo: http://www.cartacapital.com.br/politica/as-eleicoes-de-2018-e-o-risco-lula) que falo da possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no comando de Gilmar Mendes, atrasar para o início de 2017 a decisão sobre a cassação da chapa Dilma-Temer por conta do uso de dinheiro relacionado à Lava Jato.

De fato, Mendes já deu a entender que é isso o que vai acontecer, de modo que, se a provável cassação vier a se concretizar, haverá eleições indiretas em 2017, algo que parece ser do interesse do Senador Aécio Neves (PSDB), que tentará chegar, por essa via bastante oblíqua, ao seu tão sonhado cargo de Presidente da República.

Ele esquece apenas de combinar com os “alemães”.

Se Aécio “derrubar” Temer, terá a fúria da maior parte do PMDB, não somente daquela que apóia Temer, porém daquela mais do lado de Roberto Requião, que já não é chegada nele faz tempo e dialogava com o PT.

O PT vem dialogando, cada vez mais, com o chamado “centrão” da Câmara dos Deputados, que pode agir de diversas formas em caso de eleições indiretas. Será, portanto, uma dura guerra política dentro do Congresso Nacional.

A vitória de Aécio Neves na eleição de Rodrigo Maia contou com boa parte dos deputados de esquerda, mas, em eventual eleição para Presidente da República, sobretudo se ele for o candidato, a história será, por óbvio, diferente.

De antemão, já lanço a minha sugestão para candidato da esquerda. Devido às pequeníssimas chances de alguém dos partidos de esquerda sair vencedor, proponho que o apoio maciço seja dado ao Senador Roberto Requião, um progressista que vem defendendo bandeiras apropriadas nos últimos anos e de forma, muitas vezes, brilhante. Foi, por exemplo, um dos destaques na luta contra o impeachment.

Com uma boa coalisão dos partidos de esquerda com uma parte do PMDB e do centrão, haveria chances de Requião vencer e fazer um belo governo até o final de 2018, quando, enfim, teríamos novas eleições diretas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s