Vai ficar fácil para o próximo governo: basta fazer tudo ao contrário de agora

 

Em alguns momentos, parece que estamos dentro de um filme.

Reestruturar todo o ensino médio sem diálogo com a sociedade e com os especialistas, indo contra o que o mundo desenvolvido faz e o que a melhor literatura indica, parece ser apenas mais uma das pataquadas do governo Temer.

Ainda que haja alguns aspectos positivos no seu plano para o ensino médio, nunca poderia implementá-lo por medida provisória, um veículo legislativo excepcional, criado para momentos de urgência e relevância, que se banalizou completamente. No entanto, fazer reforma estrutural na educação por MP é novidade.

Mudanças desse tipo têm que ser suportadas por uma ampla revisão das opiniões de instituições, especialistas e sociedade em geral. É assim que normalmente se faz em lugares avançados.

Enquanto os países mais desenvolvidos estão preocupados em, cada vez mais, estimular o raciocínio crítico oferecido pela filosofia e pela sociologia, assim como estimular a sensibilidade dos indivíduos por meio da arte e a saúde física e mental por meio da educação física, o governo Temer está desprivilegiando essas disciplinas.

Muito do sucesso da educação da França, por exemplo, é atribuído ao imenso cuidado que se tem com a filosofia e a sociologia por lá.

Muito do sucesso dos americanos é atribuído à presença da educação física e dos esportes em geral em suas vidas, o que forma muitos jovens com mais competitividade, senso de grupo, de liderança etc.

Não se surpreendam, no entanto, se ele voltar atrás amanhã ou na próxima semana, porque Temer, o temeroso, o inseguro, está (quase) sempre preocupado com as reações sociais.

O próximo governante vai ter trabalho para consertar tantos erros, mas, ao mesmo tempo, não vai ser difícil se destacar positivamente após um governo tão desastrado em praticamente todas as áreas e medidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s